segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MANDALAS PARA HARMONIZAR AMBIENTES


A palavra “Mandala” vem do sânscrito, é conhecida como o Círculo Mágico. Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, na arte sacra, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, no Tibet, em vitrais e abóbadas das grandes catedrais européias, em porcelanas chinesas e gregas, na arte Maia, indígena e rupestre, nas danças circulares, nos rituais de cura indígenas, na alquimia, na magia e nos escritos herméticos.

A forma mandálica pode ser encontrada em todo lugar, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias. A própria Terra foi formada por uma explosão de forma mandálica.


Para que serve a Mandala?
Pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como criação artística para o desenvolvimento pessoal e espiritual. A mandala pode restabelecer a saúde interior e exterior. Podemos usar uma mandala como terapia para a cura emocional. Também para a cura de ambientes, para contemplação espiritual-religiosa ou para preparar um espaço especial, dedicado à meditação ou sessões de cura. 

Muitos templos usam a geometria sagrada e a forma circular em suas construções. Desta forma criam uma aura protetora e especial no lugar. Os budistas construíram as famosas Stupas, que são lugares consagrados à oração. Dentro delas há relíquias de mestres iluminados, orações, pedras especiais e outros apetrechos sagrados. Elas possuem forma mandálica e os seguidores as reverenciam. Também é pratica dentro do budismo a oferenda de mandalas para divindades.


Jung diz: “A mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Nesse último caso, exerce uma função estimulante e criadora. Em seus desenhos oculta-se uma atração mágica, com efeitos curadores, dissipando energias negativas nos ambientes."

A Mandala é um campo de força, no qual as formas e as cores possuem poderes vibracionais atuantes. “Quando fazemos contato visual com uma mandala, nossa energia se altera e essa modificação é sempre muito positiva”, explica Celina Fioravanti no livro “Mandalas – Como usar a energia dos desenhos sagrados” (Ed. Pensamento).


Todas as mandalas possuem os seguintes elementos: a forma circular, o ponto central e a repetição ou simetria das formas que constituem o desenho. As cores tem uma função altamente estimulante e terapêutica. 

Resumidamente, o vermelho afasta a depressão, tira o desânimo e traz poder no plano material. O amarelo é cor da inteligência, do estudo e da criatividade. O azul traz paz, harmonia e serenidade. O laranja é cor da reconstrução, da correção e da melhora. O verde melhora qualquer estado físico negativo, favorece os processos cicatrizantes, cura tanto o corpo físico quanto o emocional e o mental. O lilás transmuta e evita que as energias indesejadas se instalem. Mandalas coloridas alegram o ambiente, mandalas mais sóbrias favorecem a concentração.


Todas proporcionam harmonia e equilíbrio. Dependendo da intenção, podem trazer energia a mais para prosperidade, abundância, amor, vitalidade, paz, etc. A intuição é uma grande aliada na hora de escolher uma mandala: aquela que chamar mais atenção pode indicar a energia que esteja precisando no momento.

Quando alguém olha atentamente para uma Mandala, na verdade está vendo o seu Ser interior, cujo centro é a sua própria imagem. Ela representa um processo de ordenação, onde o homem moderno, que vive cheio de pressões do dia a dia, pode resgatar seu equilíbrio. As mandalas podem colocar, de forma sutil, no lugar certo aquilo que se encontra fora de lugar. Inspiram serenidade, o sentimento de que a vida reencontrou seu sentido e sua ordem.


Particularmente, o estudo da Geometria Sagrada (a geometria presente na natureza) e os Crop Circles (desenho que aparecem da noite pro dia em plantações por todo o planeta) me inspiraram a criar mandalas em arte digital. Podem ser ampliadas em diversos tamanhos e materiais, com boas opções para decoradores.

O álbum completo de mandalas está no Flickr - aqui. As encomendas de ampliações são feitas pelo email: man_dalla@hotmail.com. 

Que as mandalas nos tragam muita inspiração. Sejamos felizes!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...